Guararema: história, locais para visitar, onde fica, como chegar - Imobiliária Método Imóveis Guararema

O que fazer em Guararema?

Guararema é uma cidade com infraestrutura completa para receber os visitantes da melhor maneira possível. Isso quer dizer que por aqui você irá encontrar restaurantes deliciosos e diversas atrações super divertidas, perfeitas para entreter a família toda!

Por que conhecer Guararema?

Localizada pertinho da capital paulista, Guararema se tornou um verdadeiro refúgio para aqueles que querem fugir da correria, do estresse e da poluição da cidade grande. Vale muito a pena, inclusive, buscar uma pousada para passar uma noite na cidade e desfrutar de toda a calmaria e contato com a natureza.

Não é muito difícil encontrar o que fazer em Guararema e existem atrações para todos os gostos, como: passeios históricos, centros culturais, museus e parques com paisagens naturais de tirar o fôlego!

Como chegar em Guararema?

Guararema está localizada no Vale do Paraíba, a 80 km de São Paulo e aproximadamente 1 hora de distância. Você pode fazer o caminho pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ou Rodovia Ayrton Senna (SP-70).

A cidade conta com diversas belezas naturais e é o passeio perfeito para fazer com toda a sua família! Com certeza você irá se surpreender com a beleza e tranquilidade de Guararema!

Conheça 10 atrações imperdíveis em Guararema

Independente da duração da sua viagem, o turismo de Guararema possui atrações e passeios incríveis, desde igrejas históricas ate parques com natureza riquíssima, onde você pode encontrar diversos animais silvestres! 

Sem perder o clima pacato de uma cidade do interior, Guararema apresenta uma infraestrutura completa para atender a todos os turistas. Se você procura dicas do que fazer em Guararema, listamos para você 10 atrações imperdíveis na cidade. 

 

 

Principais Pontos Turísticos de Guararema - SELECIONAR 10

Patio "Zé da Bala” e travessia “Dona Victória"

O Pátio “Zé da Bala” e a Travessia “Dona Victória” são espaços destinados à convivência.

Ali podem ser vistos painéis que reconstroem parte da história da cidade. A Travessia sobre o Ribeirão Guararema nos leva ao Parque de Lazer Dona Deoclésia, onde continuamos a viagem no tempo através de fotos.

O Pátio Zé da Bala homenageia o farmacêutico José Ferreira de Andrade, que ficou assim conhecido por sempre ter os bolsos recheados de balas para distribuir às crianças, e a Travessia Dona Victória é uma homenagem à sua esposa, sua companheira por toda a vida.

 

Parque de lazer "Professora Deoclesia de Almeida Mello”

O espaço recebe esse nome em homenagem à mulher, professora e administradora municipal que foi prefeita entre os anos de 1964 e 1968.

O Parque de Lazer é um amplo espaço de convivência, excelente para passeios em família em meio a natureza. Muitos aproveitam o local para fazer piqueniques ao ar livre e brincar com as crianças. É lá que se localiza o Centro Artesanal “Dona Nene”.

 

Centro Artesanal “Dona Nenê"   

O Centro Artesanal “Dona Nenê” foi construído pela Prefeitura Municipal no intuito de proporcionar aos artesãos guararemenses a oportunidade de comercialização de seus produtos. Localizado no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, o Centro Artesanal conta com uma infraestrutura que supera a expectativa de munícipes e turistas, já que o espaço de 70m² é coberto e climatizado.

O público pode encontrar vários produtos típicos de Guararema e feitos com materiais da região como madeira, bambu, cerâmica e materiais reciclados, além de peças criativas que representam as tradições e pontos turísticos do município.

Cine Guararema

O prédio do antigo Cine Guararema foi construído em 1911 para abrigar os eventos sociais da cidade. Em 1921, o Sr. Albano Maximo transformou-o em uma das primeiras salas de exibição de filmes do país, o Cine Máximo. Começando pelo cinema mudo de Charles Chaplin, passando pelo Cinema Novo na década de 50 e tendo seu auge nos saudosos tempos de Mazzaropi, o cinema resistiu até a década de 90, quando foi fechado.

Recentemente o cinema foi todo revitalizado e atualmente abriga o novo Cine Guararema, com capacidade para abrigar 256 pessoas.

Parque da Pedra Montada

O Parque da Pedra Montada foi batizado com este nome devido a uma escultura lapidada pela natureza ao longo dos séculos: uma pitoresca sobreposição de pedras. Uma delas mede 6m de comprimento e 2,5m de altura, pesando 50 toneladas. A outra, parcialmente soterrada, mede 7m de comprimento e 2,7m de altura.

No mesmo parque existe também a Pedra do Tubarão (exatamente por possuir esta forma) e outras pedras gigantescas.

Ao redor dessas esculturas naturais foi construído o Parque da Pedra Montada, com infraestrutura para lazer e descanso. O local também conta com restaurante e lanchonete. Perfeito para um passeio em família.

Cachoeira do Putim

A Cachoeira do Putim está localizada entre as cidades de Guararema e Santa Branca. Para ter acesso ao local não é nada fácil, porém isto não é um obstáculo para as milhares de pessoas que a procuram.     A cachoeira localiza-se a 8 quilômetros do centro da cidade e possui uma bela vista e uma grande altura de queda d'água. Tudo cercado pela natureza. É um local bastante conhecido por turistas e visitantes de final de semana.

Recanto do Américo - Pau d’Alho  

O Recanto do Américo, mais conhecido como Pau D’Alho, foi inaugurado em 1999 em comemoração ao centenário de emancipação de Guararema, tornando-se um dos mais belos cartões postais da cidade.     O local oferece aos visitantes toda a infraestrutura para o lazer e o descanso. O cenário banhado pelo Rio Paraíba do Sul é formado por duas pequenas ilhas interligadas por pontes. A preservação da flora e da fauna deixa o visitante encantado com a beleza e a tranquilidade do lugar, ao som da música cristalina das águas do rio banhando as pedras.

A árvore Pau D’Alho é o destaque do local: medindo aproximadamente 33m de altura e 7,20m de circunferência. Bicentenária, é uma das poucas que sobreviveram à chegada do progresso. Pau D’Alho, do tupi-guarani, significa Guararema.

 

Rio Paraíba do Sul

As águas límpidas do Rio Paraíba do Sul são uns dos maiores atrativos turísticos de Guararema. Lá você pode pescar, passear de barco, jet ski e até mergulhar. A preservação não se encontra apenas nas águas, mas ao seu redor, com a presença da vegetação e de animais silvestres. Em épocas de chuva assume aspecto barrento, mas logo volta à sua cor natural: o verde escuro. 

O Rio Paraíba do Sul já foi rota fluvial de embarcações de transporte de madeira, cerâmica e carvão. Com a nascente em Paraibuna – SP, o rio Paraíba do Sul deságua na cidade de São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro. sua extensão é de 1.058 km. 

Estação Ferroviária Central

A história da Estação Ferroviária se confunde com a própria história da cidade, que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970. O Pontilhão, que fica próximo a estação de trem, chama a atenção de todos devido a grandiosidade de sua arquitetura de origem inglesa, formando um dos mais belos cartões postais da região. 

A Estação Ferroviária foi completamente restaurada para resgatar e preservar suas características arquitetônicas originais. 

Passeio Maria Fumaça

Em Guararema existe o famoso passeio de Maria Fumaça. Carinhosamente chamada de “Velha Senhora”, a locomotiva 353  pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil e costumava fazer o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro. 

Hoje, a maior locomotiva movida a vapor em operação no país, volta aos trilhos com a proposta de preservação ferroviária, resgate histórico e cultural, além do fomento ao turismo local. A Maria Fumaça 353, inaugurada no dia 16 de outubro de 2015, conta com três carros de passageiros da década de 30 que comportam, ao todo, 142 passageiros. 

O passeio acontece entre a Estação Ferroviária Central e a Estação do bairro de Luís Carlos, um trajeto que tem 6,8 km, com duração de 2h, e que promove uma verdadeira volta ao passado. Para mais informacoes sobre horarios e precos, acesse: tremdeguararema.com.br

Vila de Luis Carlos

Em setembro de 2014, o bairro de Luís Carlos foi totalmente revitalizado. Hoje encontramos uma Vila com ar bucólico e características arquitetônicas preservadas. As construções ganharam cores e a utilização dos imóveis foi dinamizada para garantir a melhor preservação e o desenvolvimento sustentável. 

A revitalização do bairro de Luís Carlos incluiu a implantação de espaços como o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros”.

A Vila de Luis Carlos é o destino do passeio de Maria Fumaça, que tem início na Estação Ferroviária Central de Guararema, um trajeto de 6,8 km. Em Luis Carlos, o turista encontra restaurantes, cafés, sorveterias, lojas de lembrancinhas e muita natureza. Um passeio imperdível!

 

Igreja de São Lourenço

Construída em 1906, a igreja de São Lourenço carrega a história de Luis Carlos. Com a revitalização, o seu telhado foi restaurado e as paredes externas foram pintadas com a mesma cor azul original. 

 

A construção da capela foi feita graças às doações de famílias tradicionais da região. Além de sua importância histórica, ela é conhecida por suas festas tradicionais que sempre reuniram muitos fiéis ao longo dos anos.

Estação Literária

Um lugar muito interessante para se conhecer com a família é a Estação Literária de Guararema. Concebida como uma vitrine cultural, delimitada por vidros, a proposta é deixar transparecer ao entorno as infinitas possibilidades de convivência, estudo, pesquisa e entretenimento que o espaço pode trazer.

Idealizada para integrar pessoas e livros, o espaço físico propõe total mobilidade e acessibilidade. Inexistem paredes nos pisos superior e térreo, como forma de cultivar a ideia de sociabilidade e integração. Planejada para desenvolver a autonomia, acervo e equipamentos estão dispostos de modo a incentivar sua consulta e uso. 

Esta estação é mais que uma biblioteca. É um ponto de parada obrigatória àqueles que pretendem conectar-se à informação. Espaço para conviver, estudar, realizar pesquisas e participar de atividades de entretenimento.

Igreja Matriz "São Benedito”

Por volta de 1875, Dona Laurinda doou um quinhão de terra para sua ex-escrava Maria Florência que, junto com amigos, resolveu construir uma pequena capela para seu santo de devoção, o “Santo Benedito”.

Com o progresso trazido pela Estrada de Ferro que corta a cidade, foram atraídos para a região novos moradores, em sua maioria fazendeiros e comerciantes, que foram se instalando nos arredores da igreja, formando aos poucos o que hoje conhecemos como Guararema. 

Em 1954, a antiga capela foi totalmente reconstruída com a ajuda da comunidade. O enorme relógio que vemos hoje na fachada da Igreja Matriz foi instalado em 1962. 

Parque da Ilha Grande

Localizada no centro da cidade, essa ilha do Rio Paraíba do Sul foi totalmente reurbanizada, ganhando trilhas com playground para as crianças, área para a prática de exercícios físicos e, é claro, muita natureza. 

A Ilha Grande é mais uma prova de que é possível uma total interação entre o homem e o meio ambiente. Tem como atrativo natural árvores nativas e frutíferas, orquídeas, pássaros de diversas espécies, capivaras, entre outros animais silvestres.

O Parque da Ilha Grande conta ainda com um Núcleo de Educação Ambiental, o NEA, espaço que é destinado aos debates e aprendizados sobre preservação e respeito pelo meio ambiente.

Igreja Nossa Senhora da Escada

O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a cinco quilômetros do centro da cidade, a Igreja Nossa Senhora da Escada resistiu à ação do tempo, passando por diversas reformas e ampliações.                                                   A capela original foi construída em 1652 pelos jesuítas. Já em 1732 com a expulsão destes da Capitania de São Vicente, a administração do Arraial da Escada foi entregue aos Franciscanos, que construíram uma nova capela onde hoje se encontra a atual Igreja. 

Sua arquitetura é tipicamente barroca, com paredes construídas em taipa de pilão. No dia 25 de janeiro de 1941, a Igreja foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. 

Em 1982, passou por uma reforma definitiva quando foi construída a praça em frente. Esta é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho, conhecido popularmente como o Santo das coisas perdidas.

Orquidacea

Além das belezas naturais, Guararema também é famosa pela sua produção de orquídeas. Considerado por seus clientes e admiradores das orquídeas um dos melhores orquidários do Brasil, em termos de organização, limpeza e qualidade de cultivo, a Orquidácea produz, em média, 150.000 mudas por ano, atendendo sempre as últimas tendências do mercado, com as melhores matrizes nacionais e internacionais.

A visita às estufas da Orquidácea, empresa familiar fundada em 1970, enche os olhos dos visitantes com as cores e formas dos diversos gêneros de orquídeas que podem ser encontradas lá. É um lugar que definitivamente merece ser visitado. Para mais informacoes acesse: http://www.orquidacea.com.br/

Capela Nossa Senhora D’Ajuda

Construída em meados de 1682 em uma colina às margens do Rio Paraíba do Sul, a Capela de Nossa Senhora D’Ajuda é uma das construções coloniais mais antigas do Estado.  

Foi núcleo religioso das fazendas próximas, servindo também de cemitério, onde os brancos eram enterrados no interior do templo e os escravos, atrás. Para chegar até a Capela de Nossa Senhora D’Ajuda é necessário subir 81 degraus!

Em 1927, José Benedito da Cruz, um artista sacro, pintou o forro da capela com a figura de Nossa Senhora rodeada por 11 querubins. Esta obra infelizmente foi destruída pela ação do tempo. A capela possui uma imagem de Nossa Senhora D’Ajuda, em terracota, provavelmente de origem portuguesa.

 Em 24 de setembro de 1984, a capela foi tombada como monumento de interesse Histórico - Arquitetônico pelo CONDEPHAAT.

Portal - Memorial Origens de Guararema

Localizado na entrada do bairro da Freguesia da Escada, o Memorial Origens de Guararema  representa os elementos formadores do povo guararemense, responsáveis pela construção da primeira igreja no século XVII, a Igreja da Freguesia da Escada. 

Em Setembro de 1899 nasceu o município de Guararema, onde migrantes e imigrantes de todas as regiões se dirigiram em busca de um local para os acolher. A cidade surgiu por conta da união e da força do trabalho humano, e é isso que este memorial representa. 

Portal - Terra Guararemense

Construído para contar a história de Guararema, o portal Terra Guararemense possui painéis e esculturas que simbolizam a natureza, a religiosidade e a tradição da cidade. 

Centralizada entre as montanhas destaca-se a canoa indigena, meio de transporte típico dos primeiros habitantes da região, com o Rio Paraíba do Sul e o céu em seu entorno. No centro estão representados os nativos, junto aos colonos e religiosos, que simbolizam a formação do povo guararemense. 

Nos painéis estão representados a Igreja da Freguesia da Escada, a expansão da cidade motivada pela construção da estrada de ferro, árvores centenárias, prédios históricos, bem como a fauna e a flora da cidade. 

Mirante “Prefeito Gerbasio Marcelino”

Por muitos anos o conhecido “Morro do Gerbásio” foi um ponto de visitação recorrente dos guararemenses. Por conta de sua localização e vista privilegiada, é possível ver o centro da cidade, o Rio Paraíba do Sul e, do lado oposto, uma vista incrível da Mata Atlântica.

O “Morro do Gerbásio” transformou-se no Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”, que conta com a Praça Sérgio Lopes da Silva. Foi inaugurado em março de 2018, com toda a infraestrutura necessária para o entretenimento, lazer, gastronomia e contemplação da natureza. 

O local reúne diversos elementos para tornar a visitação surpreendente e memorável. No espaço “Admirar” é possível contemplar a vista a olhos nus ou utilizando a luneta disponível para turistas. 

No “Lugar Para Recordar" é possível fazer as mais incríveis fotografias, mesclando a arte do letreiro que traz em sua composição os elementos que compõem os atrativos históricos e culturais de Guararema e a vista sensacional da exuberante Mata Atlântica.

O local dispõe ainda de toda infraestrutura para os visitantes, com banheiros, rampas de acesso e estacionamento, além do monitoramento por câmeras 24 horas, restaurante e lanchonete.

 

Praça do Coreto 

Idealizada pelo prefeito Ivan Brasil em 1932 e revitalizada em 2011, a Praça do Coreto é um dos pontos mais agradáveis de Guararema. É cenário de diversas manifestações culturais da cidade e ponto de encontro de famílias e amigos. 

Conta com esculturas, paisagismo bem cuidado e uma fonte, elementos que conferem ao lugar um charme especial. Vale a pena conhecer!

Você já ouviu falar sobre o Guararema Cidade Natal?

Guararema Cidade Natal

Guararema Cidade Natal parte do princípio da conscientização ambiental nas escolas e na sociedade e assume um compromisso com o meio ambiente. É um atrativo turístico que gera empregos e renda, além de ser um espetáculo à parte com suas luzes e cores natalinas.

Toda decoração do Cidade Natal é feita de pet. Cada pet levada para a oficina de Natal exige os cuidados de diversos profissionais, seja para o corte, pintura, queima para modelagem, amarração e montagem da estrutura.

Além dos enfeites natalinos, o Guararema Cidade Natal conta ainda com diversas atrações musicais e teatrais, atraindo turistas de todas as partes do país. Vale muito a pena estar em Guararema para aproveitar esse verdadeiro show de luzes com toda a família. 

Agora que você já conferiu os principais pontos turísticos de Guararema, basta agendar a sua visita!

Mas cuidado: com certeza você irá se apaixonar pela cidade! Caso isso aconteça, pode contar com a Metodo Imóveis - a melhor imobiliária em Guararema - para encontrar a casa perfeita!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies